Experiência das areias para gato – Conclusão

Finalisei a experiência. Exprimentei todas as areias à venda na Feira Nova/Pingo Doce e Continente.

Tipo de areia preferida: Sílica. Não deita cheiro, é fácil de manter e de limpar, não se espalha pela casa toda

Areia preferida: Silica Para (continente). É a que tem maior relação duração/preço, talvez por trazer uma quantidade superior às outras (1,8 kg em vez de 1 kg) e por ser a mais barata também.

Silica Para (continente) – Preço = 4€ ; dias =12 ; preço/dia= 0,333333333
Aglomerante Catsan – Preço = 9,5€ ; dias = 26 ; preço/dia= 0,365384615
Aglomerante Continente – Preço = 4,29€ ; dias = 11 ; preço/dia= 0,39
Silica/Aglomerante Tidy Cats – Preço = 11,8€ ; dias = 26 ; preço/dia= 0,453846154
Sílica Active Pet (Pingo Doce) – Preço = 5€ ; dias = 9 ; preço/dia= 0,555555556
Sílica Mimi Litter – Preço = 5,4€ ; dias = 9 ; preço/dia= 0,6
Prop Chat pinho – Preço = 7,6€ ; dias = 11 ; preço/dia= 0,690909091
Silica Cat Okay – Preço = 8,8€ ; dias = 12 ; preço/dia= 0,733333333
Sílica Continente – Preço = 6€ ; dias = 7 ; preço/dia= 0,857142857

As areias com maior duração e que duram efectivamente quase o mês que todas as areias dizem que duram são as aglomerantes. No entanto, estas colam-se todas à caixa e dão imenso trabalho quer a manter quer depois a lavar (porque empastam). Além disso, como são muito finas, vão agarradas às patas e espalham-se pela casa toda. (isto tudo é válido também para a tidy cats que, embora tenha silica, é basicamente uma aglomerante e para a prop chat de pinho, que se desfaz toda e se torna impossivel de manter)

Duas dicas adicionais importantes para manter o wc do gato sem cheiro:
– é fundamental um filtro de carvão activado. É importante que seja de carvão activado, que só se vende nas lojas de animais e não nos supers. Os do super não fazem absolutamente nada, pela experiência que tive (embora sejam muito mais baratos). O wc que tenho leva dois filtros e nas petshops cada filtro ronda os 5€. Dura entre 1 e 3 meses.
– descobri um spray nos supers chamado Block Odour da Friskies que realmente resulta. Custa cerca de 10€. Bastam 2 borrifadelas por cima (nunca dentro porque é toxico) do wc do gato e nota-se o efeito ao fim de poucos minutos.

Para verem com mais detalhe a experiência com cada uma das areias cliquem no tag gato e vejam os posts que escrevi antes.

About me

I share as I learn
This entry was posted in gato and tagged . Bookmark the permalink.

6 Responses to Experiência das areias para gato – Conclusão

  1. anonymous says:

    Diana writes:Obrigada por partilhar connosco o resultado desta sua experiência! Eu ando em muitos fóruns de animais, este é um tema bastante debatido na área dos gatos, e acho que ainda não tinha lido uma mensagem que conseguisse concentrar a informação e analisá-la como foi aqui tão bem feito! 😉 Fiquei interessada em realmente ver as mensagens anteriores que contam com mais pormenor o desenrolar dos acontecimentos com as várias areias!

  2. crisitr says:

    Obrigada 🙂 Eu também andei por vários foruns mas nunca consegui encontrar informação suficiente por isso decidi experimentar por mim e partilhar. Ainda bem que foi útil 😉

  3. anonymous says:

    Anonymous writes:nao ha nada pa fazer! se houvesse nao perdiam tempo a fazer experiencias com areia para gatos!

  4. anonymous says:

    Anonymous writes:Acho muito útil esta informação!Como o post já é antigo, tem algumas actualizações sobre a sua opinião mais recente acerca de areias aglomerantes? Ando a tentar encontrar uma que forme bons aglomerados, a bom preço e que me dure pelo menos 1 mês com dois gatos. Da minha experiência, como tenho uma omega paw, a areia que quebrava menos aglomerados foi a husse, mas fica dispendiosa… 15kg durou-me 19dias.. Já usei: Active Pet, Sanicat aglomerante(mais barata), tiddy cats e agora a husse. Obrigada!

  5. anonymous says:

    _Mia writes:Viva,Eu uso a aglomerante Active Pet.. ao final de uma semana já tem muitos aglomerados pequeninos que se desprendem e começa a cheirar mal..à algum produto que coloquem para não se sentir mau odor? Fica dispendioso comprar um saco por semana a 4€…Obrigada!!

  6. crisitr says:

    Eu agora uso o pack da catsan. Já vem com resguardo e areia. É mais prática. Custa 5€ por 2 packs. Cada pack dá para uma semana.

Leave a comment