sondagem

Na comparação com Manuela Ferreira Leite, José Sócrates ganha em toda a linha. É uma das conclusões de um estudo de opinião da Eurosondagem para a Renascença/SIC/Expresso.

Os inquiridos foram confrontados com uma bateria de questões sobre as características dos dois lideres partidários e o actual Primeiro-ministro e a vantagem para Sócrates é clara. – venha o diabo e escolha

O líder do PS é considerado o mais competente para governar, com mais conhecimento dos problemas do país, europeus e mundiais, mais determinado, com maior capacidade de liderança e até mais arrogante.
Apenas quanto à honestidade a líder do PSD bate o actual Primeiro-ministro, por uma margem de 36,8% contra 32,7%. Existem, no entanto, um terço dos inquiridos com dúvidas e que não responderam a esta questão. – llllloooollll

63,7% dos inquiridos dizem que Sócrates é mais competente para governar do que Manuela Ferreira Leite, que apenas recolhe a preferência de 14,8%. – até aplaudo as pessoas que conseguiram responder a esta pergunta. Não é fácil. È como perguntarem-te “preferes dormir à chuva ou com frio?”

A diferença acentua-se quando se pergunta quem tem mais conhecimentos dos problemas do país, com 64,3%a responderem que é Sócrates, contra 16% que disseram ser a líder do PSD.
Quanto à determinação, quase dois terços (72,6%) optam por Sócrates e 13,7% por Manuela Ferreira Leite.
Os portugueses também consideram que o Primeiro-ministro tem mais capacidade de liderança. Neste capítulo, 68,8% elegem o chefe do Governo, enquanto 12,6% optam pela ex-ministra das Finanças.
Uma das críticas da oposição encontra eco neste estudo de opinião. 59,9% dizem que Sócrates é arrogante. – só??? Os outros estavam com sono ainda?

Apesar disso, a maioria dos portugueses, 50,9%, acredita que Manuela Ferreira Leite vai enfrentar José Sócrates nas próximas eleições legislativas. Entre os 38% que disseram que “não”, Marcelo Rebelo de Sousa, com 33%, é o preferido para substituir Ferreira Leite na liderança do PSD. – com o Marcelo a candidatar-se talvez passasse a haver escolha. Sinceramente não percebo o que é que deu ao PSD para escolher a Manela nesta altura de grave contracção económica em que necessitamos de políticas expansionistas quando toda a gente a conhece como A defensora do “apertar o cinto”.

Advertisements

About me

I share as I learn
This entry was posted in divagações and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s